Pular para o conteúdo principal

O que é uma Consulta Holística

A palavra holística deriva do grego holos, que significa Todo, Inteiro, Completo. Uma consulta holística é aquela que aborda a pessoa como um todo que vai além da soma de suas partes, emocional, física, mental e espiritual e que utiliza as mais variadas técnicas para integrar este todo de forma harmoniosa.
É feita por profissionais oriundos de diversas formações que se propõem a tratar as pessoas não como pacientes, mas sim como indivíduos que estão precisando de algum auxílio para melhorarem alguns aspectos de suas vidas e evoluir como ser humano, em sua inteireza, corpo, mente, emoção e espírito. Estes profissionais são chamados de terapeutas holísticos ou consultores holísticos.
Consultores holísticos não costumam impor as suas crenças aos seus clientes pois o objetivo não é levar a pessoa para nenhuma seita ou religião e sim tratá-la; contribuir para que se sinta mais completa e mais feliz, melhorando a sua qualidade de vida.
Uma consulta holística pode dar ao cliente uma visão mais ampla de si mesmo e de sua situação e fornecer instrumentos para ele lide melhor com a própria realidade, capacitando-o a transformá-la.
O consultor holístico possui, em geral, uma visão espiritual da vida, o que não significa que ele precise ter uma religião. Muitos são formados em alguma ciência humana e fizeram cursos na área do autoconhecimento e da cura energética. A consulta holística pode valer-se de um oráculo, como o Tarô, ou Runas, I Ching, dentre outros. Quando os utiliza, ela o faz terapeuticamente, espelhando como o cliente é, como ele está energeticamente, o que tem passado e como vem agindo, antevendo tendências para o futuro, mais do que prevendo fatos imutáveis e determinando o seu destino.
O oráculo é usado como parte da anamnese, da análise da situação do cliente e, como complemento ao mapa da situação do cliente são oferecidos tratamentos, que vão variar de acordo com as habilidades do consultor e as necessidades do cliente.
Caso não haja tratamento posterior à consulta, ela é uma orientação e um vislumbre sobre o que pode acontecer, sem que se faça uma intervenção mais consistente no curso dos acontecimentos, apenas podendo-se modificar um rumo indesejável através da mudança de comportamento do consultante como consequência do Aconselhamento recebido.  Isto já é de grade valia.
Caso seja seguido algum tratamento sugerido, as mudanças podem ser muito mais efetivas. Caberá ao consultante decidir se fará ou não alguma intervenção energética sobre si mesmo para que os efeitos desejados em sua vida sejam sentidos de forma mais nítida.

O importante é que haja confiança mútua e entrega ao processo de cura. O cliente deve ser claro sobre o que necessita e o que espera de sua consulta e o consultor deve ser sincero sobre até onde pode ajudá-lo, dimensionando as expectativas e explicando que ele é a parte mais importante para que a cura se opere, seja a cura da área emocional, física, mental ou espiritual, o caminho é o seu reequilíbrio energético e a consciência de que milagres não ocorrem, mas grandes mudanças positivas que se assemelham a milagres, só ocorrem com empenho, dedicação, envolvimento na própria cura e mente aberta para mudar a si mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A qualidade das Consultas Online

A qualidade das consultas online ainda é preocupação para algumas pessoas, então, vou falar sobre como elas funcionam pois a dúvida de uma pessoa, pode ser a dúvida de várias outras: a energia psíquica não é limitada pelo tempo e nem pelo espaço, portanto, não há perda nenhuma de qualidade na sintonia entre o leitor do oráculo e o consulente. O importante é a interação, a confiança e a afinidade entre o consulente e o terapeuta holístico ou tarólogo, que devem sempre encarar a consulta com a seriedade e a profundidade que ela merece; da mesma forma que com qualquer outro profissional a ser consultado, mesmo que presencialmente. A consulta online substitui a consulta presencial perfeitamente e inclusive com muitas vantagens; ela é feita para pessoas de todas as partes do mundo, o que as consultas presenciais não viabilizam, e os clientes comprovam, logo nos primeiros minutos da consulta que o vínculo está acontecendo, pois o oráculo já começa a mostrar a situação do

Elm, para pessoas sobrecarregadas

Elm Ulmus procera Este é o floral para os que se sentem sobrecarregados por excesso de obrigações, além da sua possibilidade de realiza-las. São muitas as responsabilidades da vida e nem sempre nos sentimos capazes de dar conta de tudo, portanto, em alguns momentos, qualquer pessoa pode se sentir assim.  O tipo Elm é normalmente uma pessoa muito competente e capaz, mas pode se desesperar diante de compromissos que não esteja conseguindo cumprir. Sente-se, então, exausta, deprimida e começa a duvidar de sua capacidade, tendo a autoestima e a autoconfiança prejudicadas. Este floral ajuda a pessoa a entender a sua real missão na vida, a redimensionar seus problemas e priorizar fazer o que realmente importa, sem tomar para si trabalho e preocupações além do suportável. Ela descobrirá a saída para esta situação ou este comportamento.  A pessoa respira aliviada, volta se sentir-se autoconfiante e responsável. Passa a selecionar melhor suas atividades, reservando um

Chestnut Bud, o floral do aprendizado.

Chestnut Bud (Aesculus hippocastanum) Os aspectos que este floral trata são a demora para aprender as lições da vida e a repetição dos erros. A pessoa pode apresentar-se distraída, desatenta, ter dificuldades de aprendizado ou ver-se sempre repetindo padrões negativos que tenta abandonar, como relacionamentos ruins dos quais não consegue sair ou dificuldades em crescer profissionalmente. A pessoa pode sentir que passa pelas mesmas situações ruins várias vezes ou que está ficando em sofrimento por mais tempo do que o necessário. Chestnut Bud ajuda a pessoa a compreender os motivos que a induzem a cometer os mesmos equívocos. Ela consegue crescer e sair-se bem melhor nos estudos e no trabalho; melhora a memória e o aprendizado com as próprias experiências e com as experiências alheias. A pessoa torna-se uma observadora muito mais atenta às situações e aos sinais sobre os caminhos a seguir, sobre seus relacionamentos e aprenderá mais com o dia a dia, com as vivências cot