Pular para o conteúdo principal

A coragem e a segurança de Mimulus


Mimulus guttatus

Este floral é indicado para medos de causas conhecidas, como medo de doença, medo da morte, da dor, do escuro, de insetos, da pobreza; medos que causam bloqueios, como o de falar em público, medo de se relacionar com pessoas, medo de ser traído, medo de confrontar opiniões diferentes, dentre outros. É indicado também para a timidez, que pode fazer parte das características da pessoa do tipo Mimulus. Essas pessoas podem ser retraídas, mais caladas diante dos outros, podem se ruborizar com facilidade, demonstrar nervosismo rindo, como gagueira, ou outros sintomas de ansiedade social. Isto tudo pode gerar ou estar relacionado com insegurança, o que torna este floral semelhante ou complementar ao Larch. Crianças ou animais com estas características melhoram muito com o uso do Mimulus.

Da mesma forma que todos os outros florais, podem ser usados para personalidades que tendam a ser assim costumeiramente ou temporariamente em situações que causem medo, fobias, receios maiores, medos que os outros não percebem na pessoa, mas que ela sabe que sente. Situações onde se precisa vencer a timidez para progredir, para conseguir o que deseja.

O potencial positivo deste floral, isto é, as características positivas que a pessoa que o toma descobre e desenvolve em si mesma são a calma, a coragem que permite com que enfrente os problemas com confiança e humor; sabem se defender e controlar suas emoções, aproveitando melhor a vida, sem medo. Ela desenvolve a coragem de ser quem é, de se apresentar com espontaneidade, sentindo-se mais forte para enfrentar o que e quem lhe causar temor ou lhe ameaça de fato.
Isto fortalece a autoimagem positiva da pessoa, deixando-a mais autoconfiante e com mais autoestima. Pode melhorar muito sua performance em seus relacionamentos, no seu trabalho, na saúde, pois enfrenta doenças com mais coragem, acionando as defesas.

Pode-se visualizar o amarelo, cor da coragem e da própria flor, ou usar cores de proteção como o azul escuro, o verde e mesmo o preto em associação ao uso do floral.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Método de jogo da Mesa Real, ou Grand Tableau, no Baralho Petit Lenormand, o Baralho Cigano.

A paz de Holly

Ilex aquifolium
Para as pessoas que sentem raiva, ciúmes, desejo de vingança, ódio, que estão frequentemente de mau humor. Elas sofrem e fazem outras pessoas sofrerem, muitas vezes, sem motivo. Todos se sentem desse jeito de vez em quando, mas se for constante, ou se a pessoa se tornar violenta, necessita tratamento. Frequentemente, esta pessoa se sente insegura, mas demonstra isto através de desconfiança e agressividade. Estas pessoas precisam desenvolver mais a capacidade de amar, de viver o lado positivo das emoções, principalmente, do amor, pois é nos relacionamentos mais próximos que este temperamento se manifesta mais. O potencial positivo de Holly, ou seja, quando a pessoa deste tipo se encontra em equilíbrio, é de bondade, de doação sincera, sem tanta possessividade. Com o uso do floral, a pessoa mostra o seu lado amoroso em plenitude, alegra-se pela felicidade dos outros, desconfia menos das pessoas à sua volta, tornando o convívio muito mais harmonioso. A pessoa se sente mai…

Elm, para pessoas sobrecarregadas

Elm Ulmus procera
Este é o floral para os que se sentem sobrecarregados por excesso de obrigações, além da sua possibilidade de realiza-las. São muitas as responsabilidades da vida e nem sempre nos sentimos capazes de dar conta de tudo, portanto, em alguns momentos, qualquer pessoa pode se sentir assim. 
O tipo Elm é normalmente uma pessoa muito competente e capaz, mas pode se desesperar diante de compromissos que não esteja conseguindo cumprir. Sente-se, então, exausta, deprimida e começa a duvidar de sua capacidade, tendo a autoestima e a autoconfiança prejudicadas.
Este floral ajuda a pessoa a entender a sua real missão na vida, a redimensionar seus problemas e priorizar fazer o que realmente importa, sem tomar para si trabalho e preocupações além do suportável.
Ela descobrirá a saída para esta situação ou este comportamento. 
A pessoa respira aliviada, volta se sentir-se autoconfiante e responsável. Passa a selecionar melhor suas atividades, reservando um tempo para si mesma, pode…