quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que é uma Consulta Holística

A palavra holística deriva do grego holos, que significa Todo, Inteiro, Completo. Uma consulta holística é aquela que aborda a pessoa como um todo que vai além da soma de suas partes, emocional, física, mental e espiritual e que utiliza as mais variadas técnicas para integrar este todo de forma harmoniosa.
É feita por profissionais oriundos de diversas formações que se propõem a tratar as pessoas não como pacientes, mas sim como indivíduos que estão precisando de algum auxílio para melhorarem alguns aspectos de suas vidas e evoluir como ser humano, em sua inteireza, corpo, mente, emoção e espírito. Estes profissionais são chamados de terapeutas holísticos ou consultores holísticos.
Consultores holísticos não costumam impor as suas crenças aos seus clientes pois o objetivo não é levar a pessoa para nenhuma seita ou religião e sim tratá-la; contribuir para que se sinta mais completa e mais feliz, melhorando a sua qualidade de vida.
Uma consulta holística pode dar ao cliente uma visão mais ampla de si mesmo e de sua situação e fornecer instrumentos para ele lide melhor com a própria realidade, capacitando-o a transformá-la.
O consultor holístico possui, em geral, uma visão espiritual da vida, o que não significa que ele precise ter uma religião. Muitos são formados em alguma ciência humana e fizeram cursos na área do autoconhecimento e da cura energética. A consulta holística pode valer-se de um oráculo, como o Tarô, ou Runas, I Ching, dentre outros. Quando os utiliza, ela o faz terapeuticamente, espelhando como o cliente é, como ele está energeticamente, o que tem passado e como vem agindo, antevendo tendências para o futuro, mais do que prevendo fatos imutáveis e determinando o seu destino.
O oráculo é usado como parte da anamnese, da análise da situação do cliente e, como complemento ao mapa da situação do cliente são oferecidos tratamentos, que vão variar de acordo com as habilidades do consultor e as necessidades do cliente.
Caso não haja tratamento posterior à consulta, ela é uma orientação e um vislumbre sobre o que pode acontecer, sem que se faça uma intervenção mais consistente no curso dos acontecimentos, apenas podendo-se modificar um rumo indesejável através da mudança de comportamento do consultante como consequência do Aconselhamento recebido.  Isto já é de grade valia.
Caso seja seguido algum tratamento sugerido, as mudanças podem ser muito mais efetivas. Caberá ao consultante decidir se fará ou não alguma intervenção energética sobre si mesmo para que os efeitos desejados em sua vida sejam sentidos de forma mais nítida.

O importante é que haja confiança mútua e entrega ao processo de cura. O cliente deve ser claro sobre o que necessita e o que espera de sua consulta e o consultor deve ser sincero sobre até onde pode ajudá-lo, dimensionando as expectativas e explicando que ele é a parte mais importante para que a cura se opere, seja a cura da área emocional, física, mental ou espiritual, o caminho é o seu reequilíbrio energético e a consciência de que milagres não ocorrem, mas grandes mudanças positivas que se assemelham a milagres, só ocorrem com empenho, dedicação, envolvimento na própria cura e mente aberta para mudar a si mesmo.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

O Carro - Arcano VII: Rumo à nova vida


De repente você percebe que não está vivendo a sua própria vida e sim a vida de outras pessoas e desperta para a urgência de mudar isto neste momento. Tomar as rédeas de sua vida em suas mãos e descobrir novos caminhos, conquistar seu próprio reino e viver a sua vida, seja lá como e onde ela tiver que ser, mas que seja sua.
Partir em busca de si mesmo e de uma realidade que lhe traga satisfação, independência e autonomia, usufruir da liberdade de escolha com equilíbrio entre a razão e a emoção, partindo com inteireza rumo a uma vida mais feliz.
Que venha a amplitude de visão do caminho que se abrirá pela frente, que só existirá se for trilhado e não apenas sonhado, mas construído a cada momento da jornada.

Abençoada seja a clareza das idéias e do raciocínio que nos leva a mudanças positivas há muito desejadas em nossas vidas. Que venha a mudança, que se encontre a terra nova e promissora. Abençoada seja a mudança.