Pular para o conteúdo principal

O que é uma Consulta Holística

A palavra holística deriva do grego holos, que significa Todo, Inteiro, Completo. Uma consulta holística é aquela que aborda a pessoa como um todo que vai além da soma de suas partes, emocional, física, mental e espiritual e que utiliza as mais variadas técnicas para integrar este todo de forma harmoniosa.
É feita por profissionais oriundos de diversas formações que se propõem a tratar as pessoas não como pacientes, mas sim como indivíduos que estão precisando de algum auxílio para melhorarem alguns aspectos de suas vidas e evoluir como ser humano, em sua inteireza, corpo, mente, emoção e espírito. Estes profissionais são chamados de terapeutas holísticos ou consultores holísticos.
Consultores holísticos não costumam impor as suas crenças aos seus clientes pois o objetivo não é levar a pessoa para nenhuma seita ou religião e sim tratá-la; contribuir para que se sinta mais completa e mais feliz, melhorando a sua qualidade de vida.
Uma consulta holística pode dar ao cliente uma visão mais ampla de si mesmo e de sua situação e fornecer instrumentos para ele lide melhor com a própria realidade, capacitando-o a transformá-la.
O consultor holístico possui, em geral, uma visão espiritual da vida, o que não significa que ele precise ter uma religião. Muitos são formados em alguma ciência humana e fizeram cursos na área do autoconhecimento e da cura energética. A consulta holística pode valer-se de um oráculo, como o Tarô, ou Runas, I Ching, dentre outros. Quando os utiliza, ela o faz terapeuticamente, espelhando como o cliente é, como ele está energeticamente, o que tem passado e como vem agindo, antevendo tendências para o futuro, mais do que prevendo fatos imutáveis e determinando o seu destino.
O oráculo é usado como parte da anamnese, da análise da situação do cliente e, como complemento ao mapa da situação do cliente são oferecidos tratamentos, que vão variar de acordo com as habilidades do consultor e as necessidades do cliente.
Caso não haja tratamento posterior à consulta, ela é uma orientação e um vislumbre sobre o que pode acontecer, sem que se faça uma intervenção mais consistente no curso dos acontecimentos, apenas podendo-se modificar um rumo indesejável através da mudança de comportamento do consultante como consequência do Aconselhamento recebido.  Isto já é de grade valia.
Caso seja seguido algum tratamento sugerido, as mudanças podem ser muito mais efetivas. Caberá ao consultante decidir se fará ou não alguma intervenção energética sobre si mesmo para que os efeitos desejados em sua vida sejam sentidos de forma mais nítida.

O importante é que haja confiança mútua e entrega ao processo de cura. O cliente deve ser claro sobre o que necessita e o que espera de sua consulta e o consultor deve ser sincero sobre até onde pode ajudá-lo, dimensionando as expectativas e explicando que ele é a parte mais importante para que a cura se opere, seja a cura da área emocional, física, mental ou espiritual, o caminho é o seu reequilíbrio energético e a consciência de que milagres não ocorrem, mas grandes mudanças positivas que se assemelham a milagres, só ocorrem com empenho, dedicação, envolvimento na própria cura e mente aberta para mudar a si mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Método de jogo da Mesa Real, ou Grand Tableau, no Baralho Petit Lenormand, o Baralho Cigano.

2018, o Ano do Cão

O ano de 2018 será regido por Júpiter, planeta da expansão, da proteção e da abundância. Na mitologia romana, Júpiter é filho de Saturno, que é o regente planetário do ciclo astrológico maior que estamos passando a partir de 2017 até o ano de 2052. Júpiter é o Deus Pai, Senhor da Justiça e o ano traz as suas energias positivas, tendendo a ser um ano de progresso e de prosperidade para todos aqueles que trabalham e se relacionam com honestidade e boas intenções. Pelo Horóscopo Chinês, será o ano do Cão, e do elemento Terra. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário; em 2018, começará no dia 16 de fevereiro.  Por esta interpretação, o ano será de valorização da honestidade, também e da lealdade, amizade e fidelidade, com a tendência a que se prefira vínculos e investimentos que oferecem segurança ao invés de riscos. As previsões mais importantes são as previsões pessoais, pois é de acordo com o equilíbrio de…

Última Lua Minguante de 2017

Estamos na última fase de Lua Minguante do ano de 2017, momento ideal para ritualizar o fim de todas as dificuldades para que uma nova fase comece na sua vida pessoal e profissional, mentalizar a solução de todos os problemas que o afligiram, o afastamento das inimizades e de toda a negatividade. Aproveite para finalizar tudo o que estiver pendente, resolver todos os assuntos que lhe incomodaram ao longo do ano e, por vezes, há muitos e muitos anos, uma vez que este ano foi regido pelo planeta e pelo Deus Saturno, Senhor do Tempo. É hora de banir as dores, os amores que não deram certo, os problemas de saúde, medos, inseguranças e crises, a palavra que esteve na mente de tantos brasileiros. No seu banho diário, mentalize que a água que cai, o limpa de todos os seus problemas, de tudo de ruim que tem enfrentado, de todos os inimigos internos e externos, pensamentos e sentimentos negativos; pise na terra descalço quando puder, visualize luz branca sobre você e sobre as pessoas que ama,…