Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2013

Os Enamorados

O Amor, ah, o Amor... Motivador de muitas das consultas ao Tarô, é o sentimento mais importante da vida de todos. Descobre-se o enamoramento, às vezes, ainda no jardim de infância, olhando o(a) coleguinha, que não se sabe o porquê nos chama tanto a atenção...nenhuma atração sexual ainda, mas já a atração amorosa. Sente-se o amor até o último dia de vida, só se perde a capacidade de sentir o amor ao último suspiro. Como o ser humano tende a complicar tudo, complica também o amor; confunde-o com desejo sexual, até por que, quando caminham juntos é realmente o máximo, confunde-o com posse, pois a maioria não quer compartilhar seu “brinquedo” mais precioso, confunde-o com sociedade, pois se tem que estar com alguém para se considerar bem sucedido ou por não suportar amar apenas a si mesmo por um tempo; confunde-o com casamento, que parece ser a consequência natural de uma relação positiva, mas não é sempre, já que muitos casamentos são realizados ou se mantêm por conta dos bens que se …

A Roda da Fortuna

O destino e seus ciclos, que podem mudar tudo em nossas vidas, aparecem nesta carta representados pela roda com seres, que somos nós, que tanto estão sujeitos aos giros dela como também a fazem girar com os seus movimentos. A Roda da Fortuna trata do maior objetivo de se jogar o Tarô: conhecer, entender e transformar para melhor o nosso Destino. Devemos agir para que coisas boas nos aconteçam. Tudo precisa de movimento para funcionar bem, nosso corpo, nossa vida amorosa, nossa conta bancária, tudo na Natureza é movimento. A mudança está em curso e os movimentos já estão sendo feitos ou deverão ser feitos em breve para que venha uma nova e melhor fase. Pode ser uma mudança na nossa vida material para melhor, mudar de casa, de emprego, de cônjuge, de visual; ou pode ser uma profunda mudança interna, a superação de dificuldades há muito conhecidas e o fim de um aprisionamento. Este é um Arcano de Boa Sorte, de bons ventos soprando à nosso favor. A Roda da Fortuna também é uma carta…

Para entender melhor as cartas do Tarô (I)

Ao longo destes mais de 20 anos aprendendo, ensinando e praticando o Tarô, tive oportunidade de conhecer milhares de pessoas, de diversos locais, crenças, estilos de vida, orientações sexuais e ideológicas, classes sociais e culturas. Cada pessoa precisa ser orientada de acordo com a sua situação, sua realidade, suas possibilidades, seu modo de pensar e de agir. Não se pode dar os mesmos conselhos e orientações de forma unificada, cristalizando os significados das cartas como sempre sendo os mesmos para todas as pessoas e situações apresentadas. As cartas, também chamadas de Arcanos, palavra que significa o saber oculto, o segredo e o fundamento do arquétipo, possuem significados básicos, dos quais não se pode fugir, que servem como palavras-chave para que se tenha de onde partir no estudo e na compreensão do que o oráculo quer dizer. Mas além dos significados básicos, elas possuem também desdobramentos destes, aspectos mais amplos que precisam ser conhecidos para que se possa adapt…

Sobre o ano de 2013

Estamos começando o ano 2013 do calendário gregoriano. Este é o calendário que seguimos, mas vale lembrar que outros existem, como os abaixo citados: Calendário budista ano Buda 2579 Calendário armênio ano 1462 Calendário chinês-ano 4709-4710 –ano da serpente, início 10/02 Calendário hebraico ano 5773-5774 Calendário islâmico ano 1434-1435 Calendário rúnico ano 2263 * Esta é uma prova de que tudo o que se pode prever para um ano baseando-se em números, portanto, é relativo, pois nem todas as pessoas seguem o mesmo calendário. Mas como a maioria dos povos conta o tempo pelo calendário gregoriano, é nele que fundamentamos nossas observações. Isto posto, procedemos às análises dentro de parâmetros que fazem sentido para nós, de acordo com as informações de que dispomos e de símbolos que possuem um significado para nossa cultura. Para muitos, pode não fazer o menor sentid…